Cuito - Três vítimas do acidente de viação ocorrido no município do Cuito, província do Bié, continuam em estado crítico e grave, com cuidados médicos redobrados.
Os pacientes estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Walter Strangway, informou, nesta segunda-feira, à ANGOP, o supervisor das urgências, Amaral Watata.
Um dos pacientes, uma mulher de 18 anos, em estado crítico com trauma craniocefálico, recebe tratamento por via de entubação (respira com apoio de aparelhos) e responde simplesmente a estímulos dolorosos (não fala).
Outros dois feridos, do sexo feminino, de oito meses e de dois anos de idade, embora considerados graves, também com traumas craniocefálicos, estão a reagir positivamente ao tratamento.
Nesta unidade hospitalar estão ainda outras sete vítimas do mesmo acidente, que se encontram estáveis, aguardando por alta hospitalar.
O acidente causou, até ao momento, 17 mortos. Dezanove pacientes já tiveram alta.
Amaral Watata avançou que, além do tratamento dos enfermos, este hospital também tem prestado apoios psicológicos e emocionais aos familiares, no sentido de confiarem nos esforços da equipa médica, que tudo faz para salvar a vida dos doentes.
O acidente ocorreu no passado dia 16, após o capotamento de um moto-taxista próximo ao rio Cuito, na comuna do Cunje, que resultou na morte de uma criança.
Enquanto as pessoas se dirigiam para prestar ajuda aos envolvidos, um camião desgovernado surgiu e acabou por atropelar várias pessoas. Seis morreram no local e as outras restantes no hospital Dr. Walter Stranguay.
Maioria das vítimas mortais foi a enterrar na passada quinta-feira, no cemitério municipal, depois do velório comunitário, organizado pela Administração do Cuito, que juntou familiares e população local. BAN/PLB