Benguela – O Hospital Geral de Benguela (HGB) vai disponibilizar, nos próximos dias, cinco camas para permitir o internamento e tratamento dos toxicodependentes, soube, neste domingo, a ANGOP.
Principal unidade sanitária da província de Benguela, o hospital em referência tem capacidade de 670 camas. Nos últimos anos, vem passando por uma reestruturação para a melhoria da qualidade de atendimento aos utentes.
A informação é do director do HGB, Divane Marcolino, referindo que a criação de um espaço de internamento e tratamento dos toxicodependentes surge como resposta a um desafio do Instituto Nacional de Luta contra Drogas (INALUD), devendo engajar três especialistas cubanos.
E o repto foi lançado durante a apresentação do novo representante do INALUD, na província de Benguela, Wladimir Dias, em substituição de Engrácia Rodrigues, que esteve mais de dez anos no cargo.
“O desafio de aderir ao projecto de acolher toxicodependentes foi aceite (…)”, declarou o médico Divane Marcolino.
Para tal, garante pelo menos cinco camas para o internamento temporário desses pacientes, para uma desintoxicação rápida num período mínimo de 21 dias.
Ainda fez saber que a direcção do Hospital Geral de Benguela partilha a mesma visão do INALUD de salvar mais vidas e construir uma sociedade sã.
É nesse contexto que o gestor hospitalar espera que haja mais divulgação desta iniciativa que visa recuperar dependentes químicos de álcool, tabaco e outras drogas.
Como há muitos toxicodependentes fora do controlo das autoridades sanitárias, Divane Marcolino salienta que é preciso incentivar o tratamento destes pacientes, para o seu bem-estar e da sociedade.
Agradecimento
Por sua vez, o director nacional do INALUD, Sucame André, enaltece a disponibilidade da direcção do Hospital Geral de Benguela em providenciar o tratamento hospitalar e ambulatorial dos toxicodependentes, para a sua reinserção social.
A seu ver, é um grande desafio, porque os hospitais têm poucas salas e quadros limitados para este projecto.
Aproveitou ainda para agradecer ao Gabinete Provincial de Saúde por proporcionar condições para o funcionamento do Instituto Nacional de Luta contra Drogas. JH/CRB