Malanje- Pelo menos 250 crianças dos cinco aos 15 anos de idade estão afectadas com a doença Bicho-de-pé, vulgo “Bitacanha”, que assola há dois anos a comuna de Tembo-a-Luma, município de Marimba, causando coceira e dores na planta dos pés e calcanhares.
Trata-se de uma doença transmitida por pulgas de animais domésticos, sobretudo do gado suínos e de galinhas, que é transmitida aos humanos através da picada.
A patologia é caracterizada por roedura e escoriações entre os dedos dos pés e que nesta altura ataca também dezenas de pessoas adultas.
Segundo apurou hoje a ANGOP no local, a situação está a condicionar os estudos das crianças e a actividade agrícola de muitos camponeses afectados.
Em entrevista, o regedor de Tembo-a-Luma, Baião Dinguma disse que as autoridades administrativas da comuna não conseguem tomar medidas para proteger os habitantes dessa praga, tendo em conta que o único posto de saúde encontra-se encerrado.
Por esse facto, apelou a Administração Municipal de Marimba no sentido de tudo fazer para acabar com o surto, pois muitas crianças estão a desistir da escola, por dificuldades de locomoção e por discriminação.
Explicou que a unidade sanitária encontra-se encerrada por falta de enfermeiros, o que obriga a população a procurar os serviços de saúde na vizinha República Democrático do Congo, face à proximidade com a circunscrição.
Alguns cidadãos acometidos pela doença, clamam por apoios do Governo, uma vez que a situação, vem se tornando num problema de saúde pública.
Em resposta, o administrador municipal de Marimba, Sebastião Moçambique reconheceu as dificuldades que a população enfrenta em termos de saúde, e comprometeu-se em contratar técnicos com vista à reabertura do posto de saúde da comuna de Tembo-a-Luma.
Realçou que esta e outras dificuldades prendem-se essencial devido ao avançado estado de degradação das vias de acesso, mas apesar disso, tudo está a ser feito com vista a priorizar os quatro eixos do Programa de Combate à Pobreza, nomeadamente os cuidados primários de saúde, estradas, energia e água potável.
Actualmente a comuna de Tembo-a-Luma que faz fronteira com a RDC, conta com uma população estimada em quatro mil e 415 habitantes, na sua maioria camponeses e pescadores artesanais. RM/NC/PBC