Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Surto de bitacanha afecta mais de 200 crianças na comuna de Tembo-a-Luma

    Angop logo
     Saúde              
  • Malanje • Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 19h13
Novo hospital municipal do município de Marimba
Novo hospital municipal do município de Marimba
Roque Milton-ANGOP

Malanje- Pelo menos 250 crianças dos cinco aos 15 anos de idade estão afectadas com a doença Bicho-de-pé, vulgo “Bitacanha”, que assola há dois anos a comuna de Tembo-a-Luma, município de Marimba, causando coceira e dores na planta dos pés e calcanhares.

Trata-se de uma doença transmitida por pulgas de animais domésticos, sobretudo do gado suínos e de galinhas, que é transmitida aos humanos através da picada.

A patologia é caracterizada por roedura e escoriações entre os dedos dos pés e que nesta altura ataca também dezenas de pessoas adultas.

Segundo apurou hoje a ANGOP no local, a situação está a condicionar os estudos das crianças e a actividade agrícola de muitos camponeses afectados.

Em entrevista, o regedor de Tembo-a-Luma, Baião Dinguma disse que as autoridades administrativas da comuna não conseguem tomar medidas para proteger os habitantes dessa praga, tendo em conta que o único posto de saúde encontra-se encerrado.

Por esse facto, apelou a Administração Municipal de Marimba no sentido de tudo fazer para acabar com o surto, pois muitas crianças estão a desistir da escola, por dificuldades de locomoção e por discriminação.

Explicou que a unidade sanitária encontra-se encerrada por falta de enfermeiros, o que obriga a população a procurar os serviços de saúde na vizinha República Democrático do Congo, face à proximidade com a circunscrição.

Alguns cidadãos acometidos pela doença, clamam por apoios do Governo, uma vez que a situação, vem se tornando num problema de saúde pública.

Em resposta, o administrador municipal de Marimba, Sebastião Moçambique reconheceu as dificuldades que a população enfrenta em termos de saúde, e comprometeu-se em contratar técnicos com vista à reabertura do posto de saúde da comuna de Tembo-a-Luma.

Realçou que esta e outras dificuldades prendem-se essencial devido ao avançado estado de degradação das vias de acesso, mas apesar disso, tudo está a ser feito com vista a priorizar os quatro eixos do Programa de Combate à Pobreza, nomeadamente os cuidados primários de saúde, estradas, energia e água potável.

Actualmente a comuna de Tembo-a-Luma que faz fronteira com a RDC, conta com uma população estimada em quatro mil e 415 habitantes, na sua maioria camponeses e pescadores artesanais. RM/NC/PBC

 

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Expo-Cabinda com a presença de oito países

 Terça, 18 Março de 2025 | 17h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+