Soyo – As autoridades sanitárias no município do Soyo, província do Zaire, lançaram esta quinta-feira, uma campanha de sensibilização e educação da população sobre as medidas de prevenção contra a cólera.
De acordo com a chefe de secção da Saúde Pública, Rosária José, que falava à ANGOP, foram desdobradas equipas de técnicos de saúde nas comunidades para educar a população sobre as medidas de prevenção desta enfermidade e os principais sintomas.
Sublinhou que os munícipes estão a ser informados sobre o que devem fazer na eventualidade de um caso suspeito de cólera, uma medida que surge em função do surto desta doença que assola alguns municípios da capital do país, Luanda.
As cheias provocadas pelas chuvas torrenciais que caem sobre a cidade do Soyo ditaram, também, a operacionalização do referido plano, segundo ainda a responsável da saúde pública local.
Lavar constantemente as mãos com água e sabão, tratar com lixívia ou ferver a água de beber, cozer e conservar convenientemente os alimentos, manter as latrinas e os quartos de banho limpos são, entre outras, as informações que estão a ser transmitidas aos citadinos do Soyo.
A cólera é uma doença altamente contagiosa e letal, que se manifesta, fundamentalmente, através de diarreia aquosa, vômitos e fraqueza.
Aos primeiros sintomas, Rosária José aconselha a encaminhar os pacientes ao posto de saúde mais próximo, dar de beber bastante água ou subministrar soro oral.
A fonte garante haver já um centro preparado para acolher e tratar eventuais casos suspeitos, localizado no bairro de Kitona, que dista a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade do Soyo. PMV/JL