Saúde realiza encontro de auscultação sobre humanização dos serviços

     Saúde           
  • Cunene     Sexta, 18 Novembro De 2022    12h19  
Participantes no workshop sobre implantação do mecanismo gestão nas unidades de saúde
Participantes no workshop sobre implantação do mecanismo gestão nas unidades de saúde
José Cachiva

Ondjiva - Membros da sociedade civil na província do Cunene apresentaram hoje, sexta-feira, em Ondjiva, ideias sobre a implementação do Sistema de Gestão de Reclamações nas unidades sanitárias, que visa facilitar o atendimento aos utentes.

O sistema de gestão de reclamações numa primeira fase será implementado no Hospital Geral de Ondjiva e nos centros de saúde de referências da região.

Em declarações à ANGOP, o chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias no Cunene, Belarmino Satyohamba, fez saber que em função das constantes queixas de mau atendimento irão criar o sistema em todos os hospitais.

“Acreditamos que o sistema vai reforçar aquilo que tem sido a maior preocupação do Ministério da Saúde, relativamente a humanização dos serviços prestados nos hospitais”, afirmou.

Explicou que as pessoas injustiçadas na procura dos serviços, poderão levar as suas preocupações para serem encaminhadas e resolvidas.

Lembrou que o encontro de auscultação permitiu colher contribuições e experiências que facilitam a implementação do sistema de acordo com a realidade de cada região.

Belarmino Satyohamba disse que nos próximos dias, vão formar os técnicos de saúde para supervisionar a gestão do sistema de reclamações nos hospitais.

O encontro de auscultação juntou directores municipais da saúde, autoridades do poder tradicional, representantes das associações juvenis, directores das unidades de referência e profissionais da saúde.

O projecto denominado Mecanismo de Gestão de Reclamações (MGR) será implementado em Unidades de Saúde, a nível  dos 155 municípios do país.

 

 

 





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