Mbanza Kongo – As Autoridades tradicionais no município de Mbanza Kongo, provínca do Zaire, estão a levar a cabo acções de educação e sensibilização da população sobre as medidas de prevenção do surto de cólera que assola algumas províncias do país.
Mensagens sobre a higienização constante das mãos com água e sabão, o consumo de água tratada, assim como o reforço das acções do saneamento básico, estão a ser passadas aos moradores das suas areas de jurisdição.
Recentemente, as autoridades tradicionais do município sede da província do Zaire, partciparam de uma acção formativa sobre a cólera, promovida pela Administração Municipal de Mbanza Kongo.
Em declarações esta sexta-feira à ANGOP, o secretário da regedoria do bairro Martins Kidito, Mambuene João, apelou para a necessidade de os moradores reforçarem a higiene pessoal e o saneamento do meio para evitar eventuais casos de cólera na região.
Para a regedora do bairro Álvaro Buta, Isabel Helena, a prevenção deve continuar a ser a “arma” para todos os munícipes de Mbanza Kongo para se contrapor aos casos deste surto que está a ceifar vidas humanas nas regiões afectadas.
Exortou para a necessidade da população acatar os conselhos das autoridades sanitárias, que passam pela lavagem regular das mãos com água e sabão, ferver a água ou desinfectá-la com gotas de lixivia e tratar devidamente os resíduos sólidos.
Por sua vez, o secretário da regedoria do bairro 4 de Fevereiro, Lelo Salazaku, a mudança de comportamento da população sobre o manuseamento de alimentos e do lixo é a chave para a prevenção da cólera, frisando que nesta fase “todos devemos estar unidos para o combate cerrado à cólera”.
INEMA mobiliza homens e meios para eventuais casos
Enquanto isso, o Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) na província do Zaire mobilizou homens e meios, para fazer face ao surgimento de eventuais casos de cólera nesta parcela do país.
Segundo o responsável deste órgão na província, Manuel Bernardo George, foram mobilizados 18 técnicos e uma ambulância equipada com meios e fármacos para prestar os primeiros socorros na eventualidade de casos suspeitos.
Fez saber que as equipas do INEMA nesta circunscrição estão, também, envolvidas na campanha de educação e sensibilização da população sobre as medidas de prevenção deste surto, sobretudo nas escolas, mercados, hospitais e igrejas. DMN/JL