Luanda - O secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, reiterou o apelo, esta quinta-feira, em Luanda, aos líderes comunitários, organizações da sociedade civil, parceiros nacionais e internacionais, para o reforço do compromisso com os cuidados da saúde mental.
O responsável reiterou o facto durante a abertura do acto de premiação dos concorrentes ao Prémio “Saúde Mental” e a exposição de pinturas, fotografias e poesias diversas.
Sublinhou a necessidade de se assegurar que os cuidados e serviços de saúde mental sejam integrados em todos os níveis do Sistema Nacional de Saúde e cheguem às áreas mais recônditas, onde são mais precisos.
Neste quadro, exortou a todos os cidadãos a priorizarem o bem-estar mental, bem como apoiar aqueles que precisam de ajuda e encorajar o diálogo aberto sobre o tema nas famílias, escolas, locais de trabalho e na comunidade.
Referiu que o país tem inúmeros desafios de saúde, no qual o Executivo está empenhado em promover o acesso a todos cidadãos, independentemente onde vivam, bem como tenham acesso aos cuidados de saúde mental de que necessitam.
Assim sendo, afirmou que Angola conta com uma rede integrada de serviço de saúde mental em todas as províncias, nas unidades sanitárias.
“Este serviço está disponível para oferecer apoio especializado a todos aqueles que precisam de acompanhamento e apoio psicológico ou psiquiátrico”, referiu.
Carlos Pinto de Sousa realçou ainda que o Dia Mundial da Saúde Mental, que hoje quinta-feira (10 de Outubro) se assinala, é um momento de reflexão global, mas no país ganha um significado mais profundo, sendo que muitos cidadãos enfrentam as suas lutas mentais no isolamento “sem compreender que não precisam sofrer sozinhos”.
Desta forma, precisou, a voz dos participantes do concurso “Saúde Mental” representa as muitas vozes daqueles que procuram ajuda em silêncio, por este motivo, reafirmou que apesar das limitações ainda enfrentadas, as portas estão abertas a nível das unidades de saúde com serviços de saúde mental.
Considera ainda urgente a promoção de uma cultura de aceitação e de apoio, onde se procura ajudar que as pessoas não sejam motivo de vergonha, mas sim um acto de coragem.
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de Outubro.
Em 2024, o tema cinge-se em “Saúde mental no trabalho”, cujo objectivo é destacar o papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde é priorizada, protegida e promovida. ANM/SEC