Caxito – O secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Sousa, afirmou esta quarta-feira, que o surgimento do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), veio elevar a qualidade da assistência pré-hospitalar e dos cuidados primários.
Discursando na abertura do 3º Workshop científico em alusão aos 15 anos de criação do INEMA, Carlos Sousa, realçou que a actuação da instituição, sobretudo ao resgatar vítimas de acidentes de viação e na assistência médica em actividades de massa, tem contribuído significativamente na redução da mortalidade.
“O papel que o INEMA tem desempenhado no resgate de vítimas de acidentes, na prestação dos primeiros socorros às pessoas que por diversas razões são surpreendidas por doenças no seu domicílio, local de trabalho, na via pública e também nas transferências de utentes no contexto inter-hospitalar, demonstra a importância desta instituição no sistema nacional da saúde”, sublinhou.
Por outro lado, reiterou que a aposta do Executivo no alargamento da rede sanitária, com a implementação de serviços especiais, espelha a sua preocupação em continuar a melhorar a qualidade e a humanização da assistência médica.
Dos investimentos, destacou a construção dos hospitais Geral do Bengo, de Viana, do Cacuaco, provincial do Bié, do Cunene, da Lunda-Sul, de Cabinda, Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares, em Luanda, Instituto Hematológico Pediátrico dentre outro.
Para acompanhar esta dinâmica, o responsável apelou ao INEMA a redobrar a sua capacidade de intervenção, para contribuir decisivamente na referência e contra referência dos doentes ao nível de todo o Sistema Nacional de Saúde.
Anunciou que o Estado pprevê aduirir 40 motorizadas, 4 barcos e meios aéreos para reforçar a capacidade de intervenção do INEMA no resgate das vítimas em zonas de difícil acesso.
Fez saber que o Ministério de tutela prevê também reforçar a força de trabalho do INEMA nos próximos concursos públicos, bem como especializar os técnicos da instituição, através do projecto de formação de recursos humanos para cobertura universal em Saúde.
O workshop vai analisar o trabalho de resgate de doentes na via pública, comunicação e emergência entre os diferentes actores com os utentes, assim como estabelecer mecanismos para melhorar os serviços de assistência médica de emergência no país.
O INEMA foi criado, em 2009, à luz do Decreto Presidencial nº 40/9, de 21 de Agosto, com o objectivo de colmatar uma das lacunas que havia, na altura, na falta de estrutura com a missão de resgatar doentes em casa e nas vias públicas a precisar de assistência médica urgente e, depois, serem levados às diferentes unidades hospitalares a fim de darem continuidade ao tratamento. PA