Sumbe - O departamento de Saúde Pública na província do Cuanza-Sul iniciou, esta terça-feira, uma campanha de sensibilização sobre as medidas de prevenção à cólera.
A informação foi prestada à ANGOP pela chefe do departamento local da Saúde Pública,Tatiana Lunga, ao referir que têm trabalhado intensamente nos municípios da Quibala, Porto Amboim, Quilenda e Libolo, por fazem fronteira com as províncias aonde foram notificados casos positivos.
A responsável disse que a campanha está abranger as instituições público/privadas, mercados, escolas, paragens de táxis, igrejas e locais com muita circulação de pessoas.
Informou que estão a trabalhar na formação dos técnicos de laboratórios, enfermeiros e dos médicos, numa altura em que não foram notificados casos positivos, fruto do acatamento das medidas de prevenção, por parte da população.
Reafirmou o apelo às medidas de prevenção no ambiente familiar, lavando as frutas, legumes, vegetais, lavar sempre as mãos com água e sabão antes e depois de comer, tendo maior cuidado com as crianças por serem pontos de muita atenção.
Aconselhou o tratamento da água para beber com cinco gotas de lixívia em cada litro e esperar 30 minutos antes do consumo ou ferver durante 20 minutos.
Assegurou que as unidades hospitalares, centros médicos e postos de saúde estão preparados para atender os eventuais casos suspeitos. Cij/LC/ALH