Ndalatando – Um programa de tratamento de proximidade da tuberculose está a ser implementado pela Direcção de Saúde Pública da província do Cuanza-Norte, com a finalidade de proporcionar um maior acompanhamento aos pacientes e evitar eventuais casos de abandono da assistência médica e medicamentosa.
O tratamento de proximidade inclui também outras patologias.
A informação foi prestada nesta quinta-feira, na cidade de Ndalatando (Cuanza-Norte), pelo técnico de Saúde Pública, Samuel Elavoco, revelando que fruto deste programa, foram rastreados cerca de 500 pacientes com teste positivo de tuberculose e respectivas famílias.
“Com este programa, os técnicos vão actuar na residência dos pacientes como em programas de medicina familiar”, explicou o técnico, para quem a iniciativa envolve autoridades tradicionais que foram formadas ou capacitadas sobre os cuidados primários de saúde e ajudam na sensibilização dos pacientes.
Samuel Elavoco falava à ANGOP a propósito do Programa Provincial de Combate à Tuberculose que, no presente ano, diagnosticou 850 casos, com o registo de 237 abandonos de tratamento e 43 mortes.
Em 2023, a província do Cuanza-Norte teve um registo de 822 casos positivos, com 66 mortes e 193 abandonos de tratamento.
Sobre as causas do abandono, o técnico aventou factores como a distância entre a unidade hospitalar e o local de residência, estigma da doença e condições social e económica dos doentes e respectivas famílias.
Na sua óptica, devido ao facto do tratamento da tuberculose ser ambulatório, os pacientes recebem medicamentos para um mês e, muitas vezes, acabam por não regressar para dar sequência ao tratamento, principalmente quando registam uma certa melhoria de saúde, situação esta que deve ser invertida.
Os casos de tuberculose no Cuanza-Norte são tratados no Hospital Sanatório, localizado na cidade de Ndalatando (município do Cazengo) que possui 23 camas e fármacos suficientes para dar resposta às necessidades de assistência aos doentes, sobretudo àqueles que se encontram em estado grave. LJ/IMA/OHA