Uíge - O Gabinete Provincial da Saúde no Uíge reforçou, nos últimos dias, as medidas preventivas contra Mpox, doença antes denominada varíola dos macacos, informou, esta sexta-feira, a directora da instituição, Kavenaweteko Adelaide Malavo.
Com o surgimento dos dois primeiros casos da doença no país, houve necessidade de se reforçar as medidas de controlo nas zonas fronteiriças com a República Democrática do Congo (RDC), afirmou a responsável durante a intervenção num encontro promovido pelo Comité Provincial do MPLA.
Referiu que a província não registou nenhum caso suspeito da doença, mas estão em curso acções de vigilância epidemiológica e buscas activas nas unidades sanitárias, visando o reforço das medidas de controlo.
Kavenaweteko Adelaide Malavo disse que, nos últimos três dias, técnicos de saúde trabalharam nas unidades sanitárias, uma acção que visou reforçar as medidas de controlo da doença.
A província do Uíge situa-se no Norte de Angola, faz fronteira a Norte e a Leste com a Republica Democrática do Congo (RDC).NM/JAR