Uíge - O Gabinete Provincial da Saúde do Uíge iniciou, esta quarta-feira, a prevenção e combate às doenças tropicais negligenciadas, com destaque para a oncocercose, conhecida como cegueira dos rios, e filária linfática, também designada por pé de elefante.
Desde os últimos cinco anos, a província do Uíge não registou casos de filárias linfática. Entretanto, no primeiro semestre deste ano, o município do Uíge registou um caso de oncocercose.
Na abertura da campanha provincial de desparitazação de 353 mil pessoas, esta quarta-feira, a chefe de Departamento Provincial da Saúde pública, Lindeza Chaves, disse que a aposta visa garantir a interrupção do círculo de transmissão das doenças tropicais negligenciadas na região.
Por essa razão, “estamos a administrar o albendazol, para tratar e prevenir a filaríase linfática, e o evermetrina para a prevenção de casos de oncocercose”, explicou.
Lembrou que as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir o combate efectivo às doenças tropicais nas comunidades, é necessário que a cobertura da campanha seja pelo menos de mais de 80 por cento da população.
Referiu que o número de casos de doenças tropicais negligenciadas na província continua baixo, razão pela qual, referiu, há necessidade de intensificar a imunização de crianças e adultos suscetíveis às doenças.
Para o sucesso da campanha, que vai decorrer durante cinco dias nos municípios de Ambuila, Bungo, Negage, Puri, Quitexe e Songo, solicitou a colaboração de todos envolvidos, numa altura em que os distribuidores comunitários vão usar uma abordagem simples nos locais indicados por cada município, através das equipas móveis.
A campanha, que vai terminar no próximo dia 21 deste mês, conta com o envolvimento activo das autoridades governamentais, tradicionais e igrejas, na conscientização e sensibilização da população a aderirem aos locais de distribuição dos medicamentos.
Sobre as doenças
Filaríase linfática é uma doença humana causada por vermes parasitas denominados filárias, transmitidos pela picada de mosquitos. Na maior parte dos casos não se manifestam sintomas.
Já a oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios" , é uma doença causada por infecção pelo verme parasita Onchocerca volvulus. Os seus sintomas incluem coceira, caroços sob a pele e cegueira. Ela é a segunda causa mais comum de cegueira devido a uma infecção, depois do tracoma.
Por essa razão, deve-se evitar picadas, usando repelente de insectos e vestuário apropriado.JAR