Ndalatando – A província do Cuanza-Norte vai beneficiar de bolsas de estudo para a formação especializada de quadros da área da saúde, no Brasil, informou esta quinta-feira, em Ndalatando, a titular deste departamento ministerial, Sílvia Lutucuta.
A ministra da Saúde efectuou uma visita de trabalho de algumas horas à província do Cuanza-Norte, para se inteirar da situação sanitária local, do programa de formação de quadros, da assistência materno-infantil e das obras do hospital geral.
Em declarações à imprensa, a governante explicou, sem avançar datas, que o processo de atribuição de bolsas de estudo ainda não terminou e que o ministério pretende formar muitos quadros, incluindo para a província do Cuanza-Norte.
Nesta fase inicial, continuou, foram priorizadas as áreas de saúde pública, cuidados primários de saúde, assistência materno-infantil, entre outras, sendo que o programa de bolsas de estudo será financiado pelo Banco Mundial.
Sílvia Lutucuta informou também que vai iniciar, brevemente, um internato de formação especializada para enfermeiros licenciados.
Realçou que está também em curso, na província, um programa de formação de médicos internos sem especialidade, suportado pelo Banco Mundial.
Ressaltou que a grande preocupação do sector é a formação do capital humano, para se prestar serviços humanizados à população, e com infra-estruturas melhoradas.
A província do Cuanza-Norte carece de médicos especializados nas áreas de traumatologia, cardiologia, neurologia, neurocirurgia, intensivista e dermatologia. IMA/OHA