Huambo - As autoridades sanitárias do município do Huambo intensificaram, nos últimos dias, as acções de sensibilização contra a varíola de macacos, para o reforço das medidas de prevenção e a segurança pública.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, pelo director local da Saúde, Miguel Balaca, ao salientar que os técnicos estão engajados na disseminação de mensagens sobre os cuidados essenciais.
Disse que as campanhas de sensibilização estão a decorrer nas comunidades rurais e pontos urbanos, com propósito de manter a população mais vigilante.
Acrescentou que os profissionais da saúde estão a trabalhar com as autoridades tradicionais, religiosas e agentes comunitários na divulgação rápida dos cuidados primários da varíola de macaco.
De igual modo, disse que os técnicos estão envolvidos na recolha de diagnósticos e testagem dos casos de varicelas nas comunidades, para evitar falsos alarmes e descartar erros de leitura, numa altura em que assola a vizinha República do Congo Democratico.
A variola dos macacos é uma doença provocada por um vírus que pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através de contacto próximo e prolongado , que pode causar sintomas relacionados com calafrios, dor muscular, cansaço excessivo, aparecimento de bolhas e feridas na pele que podem coçar ou ser doloridas.
Com uma população estimada em 999 mil 605 habitantes, o município do Huambo possui 433 bairros, distribuídos nas comunas de Chipipa, Calima e sede municipal com o mesmo nome. LT/JSV/ALH