Moçãmedes - O Gabinete Provincial da Saúde do Namibe criou já, desde o princípio desta semana, unidades de tratamento da cólera a nível dos municípios de Moçâmedes, Bibala, Virei, Camucuio e Tômbwa.
A informação foi avançada, hoje (quinta-feira), à imprensa pelo director do Gabinete Provincial da Saúde no Namíbe, Coríntios Miguel, ressaltando estarem em “prontidão”, para atender eventuais casos de cólera e precaver-se do referido surto.
Informou que até ao momento, a província do Namibe não tem registo de casos suspeito, nem confirmado da cólera.
“ Não obstante não termos registado ainda nenhum caso, continuamos a contar com o apoio dos nossos parceiros não afectos ao Governo Provincial, como os líderes religiosos e a sociedade civil, para a gerência da informação, pois são eles os maiores propagadores da cura e métodos de prevenção,” frisou.
Coríntios Miguel frisou também que a comissão multissectorial vai fazer a réplica da propagação da informação a todos os municípios, pois em relação à cólera há a necessidade de difusão e medidas de prevenção se impõem a todos os membros da sociedade civil.
Informou ainda que a província do Namibe está preparada com duas equipas de comissões multissectoriais e Comissão Técnica de Gestão de casos, coordenadas pelo Governador da Província e pelo Director provincial da Saúde, para dar respostas rápidas a qualquer eventualidade de surto ou pandemia. LG/FA/SEC