Ondjiva- A directora do gabinete da Saúde no Cunene, Georgina Nunes, reiterou, esta segunda-feira, a aposta do sector na especialização de medicina familiar, com vista a resolver os problemas primários da saúde nas comunidades.
Falando no acto de lançamento da referida especialização médica, no município de Namacunde, a responsável referiu que a província do Cunene deu inicio, no presente ano, a formação de especialização de medicina familiar, de modo a munir os profissionais de valências para a melhoria da assistência aos pacientes.
Realçou que o médico de família é um profissional de saúde especializado em clínica geral, podendo actuar nos cuidados primários de saúde, atendendo, também, pacientes nas diversas faixas etárias.
"O médico de família possibilita o acompanhamento da mãe grávida, o nascimento de uma criança, seu crescimento até a fase adulta, dentre outras",salientou.
O médico de família é o profissional de saúde que está em contacto com a família e a comunidade, sendo o especialista em cuidados primários de saúde que atende desde crianças, jovens, adultos e idosos.
O primeiro ciclo de formação em especialidade médica na província do Cunene vai beneficiar 31 médicos ligados a medicina interna, medicina geral e familiar, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia.
O curso com duração de quatro anos, será assegurado por 18 médicos monitores, destes cinco de nacionalidade cubana, especialistas em medicina geral e familiar.
A província do Cunene conta com um universo de 131 médicos, nacionais e expatriados, que garantem o atendimento dos cuidados primários e secundários às populações.
A rede sanitária actual é constituída por um hospital geral, um missionário, seis hospitais municipais, 41 centros e 108 postos de saúde.FI/LHE/ASS