Uíge - Quarenta pessoas morreram de tuberculose no Hospital Sanatório do Uíge (HSU), desde Janeiro deste ano, num total de 600 casos da doença registados na unidade hospitalar.
Durante o ano transacto (2024), a unidade hospitalar registou 271 óbitos, num universo de 2.880 casos da doença. Destas mortes de tuberculose, 71 são associadas ao HIV/SIDA.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial de Combate contra a Tuberculose, o director do Hospital Sanatório do Uíge, Narciso Cavandi, informou que a unidade regista em média diária oito casos da doença.
Em relação às causas de morte, o responsável apontou a procura tardia pelos serviços daquela unidade hospitalar.
Por essa razão, mostrou-se preocupado com a situação, tendo perspectivado, para este ano, o aumento do número de infecções, comparativamente ao ano anterior.
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, o Hospital Sanatório do Uíge realizou uma feira para o rastreio de malária, tuberculose, hipertensão, doenças diarreicas, diabetes, entre outras.
A feira, que decorre no centro de saúde afecto à igreja Tocoista, mobilizou médicos de família, pediatras e de medicina geral.
O HSU tem uma capacidade de internamento de 100 doentes e conta com quatro médicos e 39 enfermeiros. NM/JAR