Lubango - O Hospital Sanatório do Lubango conta, pela primeira vez, com os serviços de cardio-pneumologia, assim como está a modernizar os de microbiologia, bioquímica e radiologia, a fim de alargar as áreas de atendimento e melhorar o acompanhamento dos pacientes.
Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o director-geral do hospital, Lourenço Kotele, afirmou serem ganhos “relevantes” a nível de laboratórios, pois a unidade está com 80 por cento de materiais de alocação de ponta e que entram em funcionamento em um mês.
Quanto ao serviço de cardio-pneumologia, que conta com três técnicos, o responsável disse estar disponível o ecógrafo, o cardiógrafo, entre outros equipamentos, pelo que está-se a aprimorar o local onde vão ser instalados.
Destacou ser um serviço para diagnosticar patologias obstrutivas pulmonares crónicas para verem a capacidade de funcionalidade dos pulmões, pois as pessoas actualmente passam por diversas doenças que afectam a cavidade intra-torácica, como a broncopneumonia, e bronquite asmática, a fibrose pulmonar entre outras.
Já o de microbiologia, segundo o director, anteriormente fazia-se de forma manual e agora passa a ser automatizado e vai facilitar o desempenho dos médicos na prossecução do diagnóstico, cujos aparelhos vão fornecer o agente causal e propor a medicação, um serviço que conta igualmente com três técnicos.
“Temos o analisador bacteriológico, entre outros meios que o hospital aos poucos vai tendo com apoio do Governo, de forma automatizada. Com isso vamos promover um melhor atendimento para os pacientes, pois vão ser medicados de forma mais assertiva”, manifestou.
Ressaltou terem actualmente um serviço de radiologia de ponta digital, onde podem fazer a fotografia e enviar para o utente, assim como aparelhos de imunologia para determinar marcadores tumorais, hormonais, virais e infecciosos, na área de bioquímica.
Lourenço Kotele reforçou a ideia de ter-se um hospital transformado de sanatório para uma unidade de doenças respiratórias, infecciosas e parasitológicas.
O Hospital Sanatório do Lubango tem uma capacidade para internar 120 doentes e conta com mais de 200 técnicos, desde pessoal médico e administrativo, que atendem diariamente de mais de 80 pessoas. EM/MS