Dundo – Depois de os clubes proporem o dia 27 de Dezembro do ano em curso como data do início do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), a direcção do Sagrada Esperança da Lunda Norte está a reforçar as condições de biossegurança no seu estádio, face a pandemia da Covid-19.
Doze dos 16 clubes concorrentes da maior prova do desporto rei no país, reunidos recentemente, propuseram esta contraproposta à Federação Angolana de Futebol (FAF), que inicialmente previa o dia 19 de Dezembro como data de início da prova.
O objectivo dos clubes, de alargar a data, é conferir maior tempo aos participantes cumprirem com o protocolo de biossegurança definido para o exercício das actividades desportivas federadas, destacando-se a criação de condições de realização de testes regulares.
Face as exigências, segundo o vice-presidente do clube, que falava hoje, terça-feira, à Angop, foram adquiridos três túneis de desinfestação que deverão ser instalados nos próximos dias à saída dos balneários no estádio e no centro de estágio.
Avançou que a direcção do clube está a trabalhar com as autoridades locais para a criação de condições para testes regulares dos jogadores e a equipa técnica, aproveitando o laboratório local de biologia molecular, que deverá ser inaugurado nos próximos dias.
Disse que serão, igualmente, instalados recipientes de água nas principais entradas do estádio e adquiridos termómetros, para permitir a lavagem das mãos dos jogadores, árbitros, equipa técnicos e outros intervenientes, antes de se dirigirem aos balneários e medir a temperatura.
Campeã nacional em 2005 e da Taça de Angola (1988 e 1999), o Sagrada Esperança será um dos representantes angolano na Taça da Confederação, pela quarta vez. Evoluiu, também, por duas vezes, na Liga dos Campeões, designadamente, em 2005 (primeira fase) e 2006 (preliminares).
A ser aceite pela federação, esta proposta dos clubes, a 1.ª jornada do Girabola disputa-se no dia 27 (um domingo) com o seguinte cartaz:
Recreativo da Caála - Baixa de Cassange de Malanje
Progresso do Sambizanga - Recreativo do Libolo
Ferrovia do Huambo - Cuando-Cubango FC
Académica do Lobito - Sagrada Esperança
Sporting de Cabinda - Desportivo da Huíla
Williet de Benguela - Santa Rita de Cássia
1.º de Agosto - Interclube
Petro de Luanda - FC Bravos do Maquis