Huambo – Pelo menos 150 trabalhadores de instituições públicas e privadas participaram, esta quarta-feira, de uma sessão de ginástica, promovida pela Estação Emissora provincial do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) no Huambo.
Decorrido em mais de duas horas no pátio da emissora, o evento, denominado “Ginástica do trabalhar”, em parceria com a clínica privada MEDISAF, foi realizado em saudação ao Dia do Trabalhador, que hoje se assinala, para estimular a prática de exercícios físicos na sociedade.
Na ocasião, a directora da RNA na província do Huambo, Ivone de Lourdes, disse que a actividade visou incentivar os trabalhadores à prática de exercícios físicos permanente, para a prevenção de doenças diversas, que podem ser eliminadas com alongamentos e ginástica.
Referiu que o evento reuniu funcionários de várias instituições públicas e privadas, entre jornalistas, bancários, professores, médicos e enfermeiros, para chamar atenção à sociedade sobre a necessidade da prática de exercícios, que também aumentam a produtividade no local de trabalho.
Exortou as demais franjas da sociedade a mobilizarem-se na prevenção de doenças cardíacas, arterial, diabete, entre outros, através de caminhadas e exercícios físicos matinais e nocturnos.
Paralelamente, foi realizada uma feira de saúde, também, em parceria com clínica MEDISAF, onde pelo menos 100 cidadãos, entre crianças, jovens e adultos, beneficiaram de cuidados médicos/medicamentosos gratuitos.
No local, os cidadãos beneficiaram de consultas de clínica geral, pediatria, ginecologia, glicemia e exames laboratoriais de diversas patologias, para além da entrega de medicamentos como amoxicilina, quartem, ibuprofeno, amidol entre outros, em caso de diagnóstico positivo de uma doença.
A propósito, o presidente do Conselho de Administração da clínica MEDISAF, Omar Alvarez, disse que a iniciativa visou aproximar os serviços de saúde gratuito humanizado à população, que nem sempre tem a oportunidade de ter um atendimento célere em diversas especialidades.
Defendeu a necessidade de mais instituições privadas de saúde envolverem-se no auxílio ao governo nos cuidados médicos/medicamentosos da população, no âmbito das suas responsabilidades sociais. ZZN/JSV/ALH