Menongue – Uma campanha de testagem, tratamento de malária e outras doenças decorre desde quinta-feira, na sede municipal do Rivungo, no Cuando Cubango, com vista a abranger mais de seis mil cidadãos, entre crianças e adultos, soube a ANGOP.
Trata-se de uma campanha com a duração de sete dias, da iniciativa da direcção municipal da saúde.
Conta com a intervenção de 20 enfermeiros, dois médicos de especialidades diferentes, como uma disponibilidade de mais de seis mil doses de combate à malária e igual cifra de testes, para além da parasitose.
No acto de abertura, o director municipal de saúde do Rivungo, Clemente Kamati, disse que o rastreio sanitário visa a testagem e tratamento da malária, mas também outras doenças como sarna, conjuntivite e parasitas intestinais, que, igualmente, assolam a sede da circunscrição e a comuna do Luiana.
O responsável informou que o programa vai abranger cidadãos dos bairros periféricos da sede, da comuna de Luana, bem como a população residente no “Bico de Angola”, zona considerada a última do país, na faixa sudeste da província do Cuando Cubango.
Para haver melhor controle da referida campanha, a direcção municipal de saúde do Rivungo criou 10 pontos para rastreio e vacinação, para tratar a população no sistema ambulatório.
Com 29 mil e 500 quilómetros quadrados, distribuídos entre a sede do município, comuna de Chipundo, Luiana, Jamba e N’riquinha, o município do Rivungo tem uma população de 77.771 habitantes.ALK/JSV/PLB