Retrospectiva: Reforço do Sistema Nacional de Saúde marca 2023

     Saúde              
  • Luanda • Sexta, 29 Dezembro de 2023 | 17h15
Hospital do Bengo
Hospital do Bengo
DR

Luanda – A inauguração e reinauguração de unidades hospitalares, conjugada com a admissão de novos profissionais marcaram, no ano prestes a findar, o sector da saúde, reforçando a capacidade de atendimento do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Por Euridice da Conceição, jornalista da ANGOP

Neste ano foram reinauguradas e inauguradas três  unidades sanitárias, nomeadamente o Hospital Especializado Neves Bendinha (Luanda), o novo Hospital Geral do Bengo, localizado no Bucula, a maternidade Irene Neto (Huíla) e o Hospital Geral do Luau (Moxico).

O hospital especializado do Neves Bendinha é uma infra-estrutura que, pelas suas características e valências, configura mais um exemplo do processo de fortalecimento do SNS, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação de pessoas com queimaduras.

Esta unidade hospitalar proporciona, igualmente, o incentivo à investigação e à formação de quadros, promovendo a equidade e a redução das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde de qualidade e humanizados.

Todos os serviços estão equipados com equipamentos e meios de diagnóstico, que vão permitir aumentar a sua capacidade de resolução, podendo realizar exames, particularmente de Raio X, ecografias, laboratoriais de diagnóstico e análises clínicas”.

A nova infra-estrura, com uma capacidade para 80 camas, possui também serviços de hemoterapia e uma morgue com 12 gavetas.

A unidade hospitalar foi erguida numa área de cerca de 6581 metros quadrados, e está preparada para a prestação de assistência de saúde de cuidados primários e especializados para doentes com queimaduras, internamento pediátrico e adulto, cuidados intensivos, banco de urgência, laboratório, imagiologia (Raio x e ecógrafos).

Já a província do Bengo viu nascer o novo Hospital Geral, na localidade do Bucula, a cerca de cinco quilómetros da cidade de Caxito.

A  unidade hospitalar, denominada Reverendo Guilherme Pereira Inglês, conta com 200 camas, 15 áreas clínicas distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e um centro de hemodiálise.

A ser transformado em centro de formação e investigação científica vai abarcar vários serviços, com destaque para medicina geral, pediatria e cirurgia.

A obra custou aos cofres do Estado cerca de 63 milhões e 180 mil dólares norte-americanos.

Na cidade do Lubango, província da Huíla, foram reabertas as portas da Maternidade Irene Neto, distinguindo-se pelo alto nível de modernidade dos equipamentos, com 122 camas

A maternidade, que  servirá a população da província da Huíla e de territórios circunvizinhos, beneficiou de reabilitação e apetrechamento, num financiamento de 12 milhões e 500 mil dólares americanos,  nos últimos cinco anos.

A infra-estrutura tem também, entre novidades, uma unidade de tratamento intensivo, enfermarias por doenças e um bloco de urgências completamente estruturado.

A renovada unidade passa a ter um ecógrafo para as emergências e as consultas externas. A intervenção na maternidade abarcou os três andares e o rés-do-chão, onde funcionam os serviços de obstetrícia, neonatologia e o anfiteatro.

Admissão de novos quadros

A admissão de novos profissionais, num total de 6 mil e 98, apurados no concurso público de 2022, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, de apoio hospitalar e do regime geral é, igualmente, referência no sector ao longo do ano.

Campanhas de cirurgias

Outra nota de realce registada no sector ao longo do ano prende-se com a  promoção de campanhas massivas de cirurgia e de vacinação para atender aos mais vulneráveis.

Nas campanhas de cirurgias gratuitas, foram atendidos 4 mil pacientes em diversas especialidades, como forma de se reduzir o número de utentes em lista de espera, bem como o tempo de atendimento.

 A primeira campanha massiva envolveu várias unidades sanitárias, nomeadamente os hospitais Américo Boavida, Materno Infantil Dr. Azancot de Menezes, Josina Machel, Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares Dom Alexandre do Nascimento, Pediátrico David Bernardino, Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), Hospital Geral de Luanda e Dr. Walter Strangway, na província do Bié.

Foram realizadas cirurgias como as de cataratas, hérnia, urologia, hidrocefalia, fístulas obstétricas, lábio leporino, ginecologia e pediatria, entre outras.

O plano envolveu ainda campanhas de desparasitação e de vacinação contra a pólio em cerca de 5.431.232 crianças menores de cinco anos.

Além disso, 3.800.577 crianças dos seis meses aos menores de cinco anos receberam doses de vitamina A, sem esquecer as campanhas de prótese de ancas e joelho e a de “Zero malária começa comigo”. EVC/ART/VM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+