Cabinda – O resultado das análises clínicas feitas a um paciente internado, há dias, no Hospital Provincial de Cabinda com sintomas semelhantes ao surto de Varíola dos Macacos, foi negativo.
A confirmação é do secretário da Saúde em Cabinda, Rúben de Fátima Buco, em declarações esta segunda-feira à imprensa.
Explicou que as amostras enviadas em laboratórios de referência na capital do país descartaram a presença desta doença na província mais ao norte do país.
Pediu à população no sentido de manter a calma, denunciando às autoridades sanitárias locais casos suspeitos de Varíola dos Macacos, que eventualmente podem ocorrer nas respectivas zonas de jurisdição, para o devido acompanhamento.
Disse que a secretaria provincial da Saúde na região reforçou nos últimos dias a vigilância epidemiológica, sobretudo ao longo da fronteira com os dois países vizinhos (RDC e Congo), para evitar a entrada dessa doença no território nacional.
Acrescentou que o sector que dirige na província continua a promover acções formativas dirigidas aos técnicos locais de saúde em todos os municípios e comunas.
A Varíola dos Macacos é uma doença causada por um vírus transmitido aos seres humanos, a partir de macacos e roedores que se manifesta através de febre, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, lesões na pele, entre outros sintomas. ING/JL