Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Responsável quer mais humanização nos serviços de saúde no Cuando Cubango

     Saúde              
  • Cuando Cubango • Quarta, 08 Fevereiro de 2023 | 11h07
Director provincial da saúde no Cuando Cubango, João Chihinga constata funcionamento do sector
Director provincial da saúde no Cuando Cubango, João Chihinga constata funcionamento do sector
Maurício Sequesseque-ANGOP

Menongue - O director do gabinete provincial da Saúde no Cuando Cubango, João Chihinga, defendeu hoje, quarta-feira, em Menongue, maior entrega e dedicação dos profissionais do sector, no atendimento aos pacientes, para a melhoria da qualidade dos serviços sanitários.

João Chihhinga fez esta exortação no encontro que manteve com os profissionais da saúde no final de uma visita guiada às diferentes áreas do Hospital Geral de Menongue, Pediátrico, Ortopédico e Maternidade, no quadro da constatação dos níveis de funcionamento.

“Prestar um serviço cada vez mais humanizado aos pacientes, com base na ética e deontologia profissional, vai proporcionar maior qualidade na prestação de serviços nos centros médicos, postos de saúde e nas maiores unidades hospitalares, para a rápida cura dos doentes”, afirmou.

Explicou que cada cidadão que procurar os serviços de saúde deve merecer um atendimento rápido e personalizado, contribuindo desta forma na redução do índice de mortalidade nas unidades sanitárias.

O responsável referiu que, apesar da entrega, existem ainda profissionais que não prestam serviço adequado à população, situação que deve ser evitada por não proporcionar nenhum benefício a quem procura assistência médica e medicamentosa.

João Chihinga aconselhou os profissionais do sector no sentido de continuarem a aumentar os conhecimentos académicos e científicos, bem como a realização regular de encontros de trocas de experiência, a capacitação contínua dos quadros e técnicos nos mais variados níveis, para dar respostas satisfatórias às necessidades apresentadas pelos pacientes.

Lembrou que, durante o trabalho, o profissional da saúde deve manter um comportamento temperado e equilibrado e ter a capacidade mental de tranquilizar o doente, para que o mesmo ganhe confiança no serviço solicitado.

Por outro lado, apelou para uma gestão parcimoniosa dos meios colocados à disposição do hospital, para que sirvam exclusivamente para os objectivos previamente concebidos, sob pena da responsabilização civil e criminal em caso da utilização indevida.

Hospital Geral do Cuando Cubango

Trata-se da principal unidade de referência da província e conta com 214 camas, distribuídas na sala de observação, banco de urgência, Unidade de Cuidados Intensivos, Medicina, Neonatologia, Ortopedia, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia.

A unidade necessita da instalação de serviços de Hemodiálise, Depósito de Medicamentos, bem como espaço suficiente para o serviço de admissão, arquivo e estatística. São necessários especialistas em Neorocirurgia, Maxilo-facial, Urologista, Neonatalogista, Médico Patologista, Dermatologista e Nefrologista.

Actualmente o hospital funciona com 365 profissionais, dos quais 18 médicos, 209 enfermeiros e técnicos de enfermagem, 53 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 68 técnicos de apoio hospitalar e 17 administrativos, insuficientes para dar resposta ao número de utentes.

Para responder a demanda são necessários 926 profissionais, dos quais 126 médicos, 420 enfermeiros e técnicos de enfermagem, 33 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 229 técnicos de apoio hospitalar e 117 técnicos administrativos.  

Hospital pediátrico

O hospital pediátrico, com uma capacidade instalada de 35 camas, atende em média um universo de 300 pacientes por dia, contando com um banco de urgência, um laboratório de análises clínicas, serviços de internamento, Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária, entre outros serviços.

O relatório de actividades desenvolvidas durante o ano de 2022 dá conta da notificação de 10 mil e 64 casos de malária, doenças diarreicas agudas com nove mil casos, doenças respiratórias agudas com 940 casos, parasitasse com 420 casos, sarampo com 645 caos, desnutrição 327 casos.

Em 2022 foram realizadas um universo de 60 mil consultas, com o internamento de dois mil e 77 crianças e um total de 293 óbitos, dos quais 94 por malária, 59 por desnutrição, 30 por doenças diarreicas agudas e 13 por sarampo.

A unidade conta com dez médicos.

Estado do sector na província

De forma geral, a província do Cuando Cubango conta com 116 unidades sanitárias, 818 camas, mil e 85 enfermeiros, 250 técnicos de diagnóstico e terapêutica e 301 técnicos de apoio hospitalar.

A província do Cuando Cubango, segunda maior no país, com uma extensão territorial de 199.049 metros quadrados, está localizada no sudeste do país, tendo como capital Menongue, possui mais de 700 mil habitantes, distribuídos em nove municípios.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+