Menongue – A maternidade do Cuando Cubango regista, diariamente, uma média de 30 casos de crianças e adolescentes grávidas, entre os 11 e 15 anos de idade.
O fenómeno, segundo a directora de enfermagem da maternidade provincial, Virgínia Manjolo, precisa do envolvimento de todos os agentes sociais e comunitários, com vista a uma contínua prevenção e erradicação da gravidez precoce.
Em declarações à imprensa, no quadro dos preparativos das primeiras jornadas científicas da maternidade, previstas para Novembro, disse que o momento é de redobrar todas as acções, para inverter o quadro, fazendo com que as crianças entendam que a prioridade é estudar e salvaguardar o futuro.
“Neste momento o que mais preocupa a maternidade é o índice elevado de gestantes em idade inapropriada, temos meninas entre os 11 e 15 anos de idade a engravidarem de forma excessiva”, salientou a fonte.
Fez saber que de Janeiro a Julho de 2024 foram atendidas em serviço de parto 120 adolescentes, dos quais 17 resultaram em abortos, 46 delas infectadas com HIV, das quais três com idades que variam entre 14 e 17 anos.
Segundo a especialista, a questão cultural, bem como fenómenos sociais, como a fome e a pobreza, a falta de diálogo no seio familiar, constam de algumas motivações que concorrem para o crescimento de casos de gravidez precoce.
Por isso, defendeu a implementação de políticas para ocupar as crianças com actividades escolares, actividades produtivas, lazer e outros programas para que elas não encontrem na prática sexual a prioridade ou solução dos problemas.
Por outro lado, repudiou a atitude de certos homens, que apesar de adultos, insistem em manter contacto sexual com crianças e adolescentes, aliciando-as.
O número de crianças já infectadas pelo vírus do HIV é assustador, disse a responsável, que defendeu a necessidade da participação activa do grupo focal do HIV a nível provincial.
Segundo a médica, a maternidade atende mais de cem utentes por dia nas áreas de consultas externas em várias especialidades, desde o planeamento familiar, pré-natal, o tratamento e corte da transmissão vertical, de entre outros. MSM/FF/MS