Saurimo - A directora interina do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda-Sul, Suzana Mário, apelou hoje, terça-feira, as famílias a moderarem o consumo de bebidas alcoólicas durante a quadra festiva, para se evitar casos de coma alcoólico nas unidades sanitárias.
Em declarações à imprensa , a propósito da prontidão das unidades sanitárias da província durante a quadra festiva, denunciou que nesta época os hospitais registam muitos casos de ingestão de álcool por crianças e, alguns chegam mesmo a óbito.
Por este facto, apelou os encarregados de educação e pais, no sentido de prestarem maior atenção às crianças para não consumirem bebidas alcoólicas.
Suzana Mário acrescentou que nesta época, regista-se igualmente , um excesso no consumo de alimentos, o que tem provocado vários casos de intoxicação alimentar, apelando moderação.
Por outro lado, garantiu que os bancos de urgências das unidades sanitárias da província estão todos reforçados com equipas multidisciplinares, fármacos e profissionais a altura, para dar resposta à demanda.
A província da Lunda-Sul conta actualmente com 117 unidades sanitárias, entre hospitais, centros e postos de saúde, assegurados por 638 enfermeiros e 116 médicos.MG/JW/HD