Luanda — A coordenadora do programa nacional de Vacinação, Felismina Neto, exortou, esta quinta-feira, em Luanda, a toda a população a partir dos 12 anos a aderirem aos postos de vacinação para receber o reforço contra a covid-19.
Em declarações à ANGOP, Felismina Neto salientou que a 4 dose é de extrema importância para reforçar e melhorar a imunidade contra a patologia que assola muitas famílias.
De acordo com a responsável, a população deve continuar a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, porque só assim se elimina os potenciais micro-organismos que se encontram, principalmente nas unhas.
"Apesar de ter sido levantado algumas medidas de restrições no âmbito da pandemia Covid-19, não significa que a doença tenha deixado de existir, dai a necessidade de manter a vigilância", salientou.
A coordenadora fez um balanço positivo do controlo da doença no país, embora ainda não satisfazer aquilo que é esperado para se poder interromper a circulação do vírus na comunidade.
O Ministério da Saúde (MINSA) deu início a 21 de Novembroa administração da quarta dose da vacina contra a Covid-19 no país, envolvendo onze mil e 800 técnicos e voluntários.
O país tem cerca de 18,9 milhões de habitantes elegíveis para a vacinação, ou seja, com idade igual ou superior a 12 anos.
Do número de vacinados, cerca de 14,9 milhões de pessoas fizeram uma dose (78,12% da população elegível), 8,1 milhões obtiveram o esquema básico completo (42,88%) e 1,3 milhões a dose de reforço ou terceira dose (6,9%).