Caála – Cento e 20 bolsas de sangue foram doadas hoje à hemoterapia do Hospital municipal da Caála, província do Huambo, pela direcção local da Educação e pela 74ª Brigada de Infantaria Motorizada, estacionada no sector do Gove.
O gesto filantrópico, enquadrado nas comemorações dos 49 anos de Independência Nacional, que o país vai comemorar na próxima segunda-feira (11) visou responder aos apelos das autoridades sanitárias sobre a necessidade do reforço permanente de sangue de diversos grupos.
Na ocasião, o chefe de secção da Educação do município da Caála, Garcia Wachivanga, disse que a iniciativa se enquadra, igualmente, na jornada Dia Nacional do Educador, que se assinala a 22 do corrente mês.
Assegurou a continuidade de acções filantrópicas do género em prol do bem vida, para que seja o sangue a esperar pelo doente e não o contrário.
Por sua vez, o chefe dos serviços de Saúde da 74ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Centro, Marcelino Chacussungama, aconselhou aos demais grupos sociais, para se juntarem a esta causa filantrópica.
Disse ser um gesto que vai contribuir na redução da carência de sangue na maior unidade sanitária do município da Caála.
Em gesto de agradecimento, o director do Hospital municipal da Caála, Orlando Chipindo, disse que o sangue doado vai servir para acudir as áreas da maternidade e da pediatria, que mais clamam pelo produto.
Por isso, lembrou necessidade de haver doadores voluntários e regulares, para a manutenção do stock.
O Hospital municipal da Caála, com a capacidade para 214 camas, assiste em 26 áreas de especialidades diversas, numa média de 32 transfusões de sangue/dia. MLV/JSV/ALH