Sumbe - As autoridades sanitárias da província do Cuanza Sul reforçaram, esta quarta-feira, as campanhas de sensibilização contra a cólera, para fazer frente aos casos registados nas províncias do Bengo, Luanda e Icolo e Bengo.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete local da Saúde, Nelson Camilo, disse que as campanhas visam sensibilizar e prevenir a população de todos os municípios sobre as medidas de prevenção desta doença, principalmente, em locais como mercados, igrejas e paragens.
Disse que a localização geográfica do Cuanza-Sul exige uma prevenção permanente, pois faz fronteira com a província do Icolo e Bengo, uma das localidades infectadas cólera, para além de cruzar as estradas nacionais nº 100 e240.
Aconselhou a população a desinfectar a água com gotas de lixívia, ferver, lavar as mãos antes de comer, bem como lavar bem os alimentos com água tratada e não defecar ao ar livre.
Disse que, apesar de a província do Cuanza-Sul não registar qualquer caso de cólera, é necessário estar em alerta face à propagação rápida da doença.
Explicou que a cólera é uma doença mortal e de fácil contágio, cuja prevenção devem envolver a toda a população, para dar-se fim à doença em pouco tempo. IS/LC/ALH