Lubango - Um protocolo de cooperação entre a ONG queniana “Smile Train” e o Hospital Central do Lubango “Dr. António Agostinho Neto”, para a formação de especialistas em cirurgia maxilo-facial, foi rubricado esta terca-feira.
O acordo visa potenciar a formação de médicos dessa unidade hospitalar na especialidade maxilo-facial no exterior do país, bem como apetrechar um dos blocos operatórios para apoio à actividade cirúrgica do lábio leporino e da fenda palatina.
Em declarações à ANGOP, no Lubango, província da Huíla, a diretora-geral do hospital, Lina Antunes, afirmou que o protocolo de cooperação com a Smile Train vai facilitar o programa de cirurgias reconstrutivas que essa Organização Não-Governamental realiza na unidade de forma intermitente.
Afirmou que o acordo prevê igualmente a formação de técnicos nas áreas de apoio à recuperação psicológica, de fisioterapia e inserção social das crianças e adultos por equipas multidisciplinares, assim como na criação de condições na futura sala lúdica da ala pediátrica.
"Por meio da cooperação, vamos continuar a melhorar cada vez mais a nossa actuação no trabalho médico e colaborar com a ONG nas diversas áreas do saber, rumo à melhoria da qualidade de vida dos pacientes internados e em regime ambulatório", disse.
Esse é o primeiro acordo rubricado entre o Hospital Central "Dr. António Agostinho" do Lubango e uma organização internacional virada ao tratamento cirúrgico com lábio leporino e fenda palatina.
A unidade, a maior do Centro-Sul do país, com 520 camas, conta com dois blocos operatórios e 18 serviços de especialidade.