Lobito - A quarta edição do livro intitulado "Medicina natural no combate ao HIV, tratamento integrativo e complementar", do naturopata Benjamim Sassova, foi lançada esta quinta-feira, em simultâneo nos municípios do Lobito e Benguela, soube a ANGOP.
Segundo o autor, a obra, com seis capítulos e 165 páginas, foi lançada pela primeira vez pela Editora Viana, no dia 7 de Julho deste ano, em Luanda, e a seguir foi levada para as províncias do Bié, Huambo e Cuanza-Sul.
Hoje e sexta-feira, está a ser vendido nas cidades do Lobito e Benguela no valor de dez mil kwanzas.
O naturopata explicou que, nesta última edição, foram publicados acima de dois mil exemplares e que trouxe para a província de Benguela cerca de 600 cópias.
Informou que o livro é uma contribuição para o sector da Saúde e que mostra o caminho para fortificação do sistema imunológico, através da medicina natural, auxiliando os medicamentos hospitalares.
"Há pessoas que pensam que conhecem plantas ou raízes com capacidade de curar o HIV e abandonam os anti-retrovirais", afirmou.
Sobre esta atitude, Benjamim Sassova advertiu ser um "grave erro" e aconselhou os pacientes a não abandonarem a receita médica.
Questionado sobre a motivação para escrever o livro, disse basear-se num artigo publicado em 2000, pela Organização Mundial de Saude (OMS), que dizia que uma nutrição adequada pode evitar a transmissão do virus do HIV de mãe para filho.
Outra situação que preocupa o especialista, é o artigo publicado pela Direcção Nacional de Luta Contra a SIDA, no passado dia 7 de Julho deste ano, segundo o qual, até aquele dia, Angola registou 310 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV, considerando de "alarmante".
Benjamim Sassova é licenciado em medicina natural, fez o mestrado no mesmo curso e está a frequentar o doutoramento em saúde pública.
Disse ser proprietário de três clínicas, localizadas em Luanda, Huambo e Bié, e conta com 95 trabalhadores distribuídos pela fazenda de cultivo de plantas medicinais, na fabricação de medicamentos, consultórios e laboratórios.
Seu objectivo é viajar para o exterior, com prioridade para a África do Sul, Espanha e Brasil, onde já tem estado, para continuar a pesquisa e adquirir mais conhecimentos em medicina natural, para ajudar o país, com base no lema dos profissionais de saúde que "Angola cada vez mais saudável".
Benjamim Sassova já publicou quatro obras, nomeadamente "Nossa saúde, medicina natural angolana" (2019), "30 dias para mudar a sua vida, um dia para saúde e longevidade" (2020), "Fim da morte pelo garfo, mistério dos alimentos" (2021) e "Medicina natural no combate ao HIV, tratamento integrativo e complementar" (2024). TC/CRB