Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Psicólogo defende maior atenção à saúde mental dos trabalhadores

     Saúde              
  • Cuanza Norte • Sexta, 13 Outubro de 2023 | 20h20

Ndalatando - O neuropsicológo clínico, David Campos António, exortou esta sexta-feira, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte, às entidades empregadoras para uma maior atenção à saúde mental dos funcionários, por contribuir na produtividade da empresa.

De acordo com o especialista, a maior parte dos funcionários de instituições sofrem de episódios depressivos ou mesmo depressão em função da pressão do dia-a-dia e do volume de trabalho que, muitas vezes, não observa as oito horas regulamentadas.

O especialista, que dissertava sobre a saúde mental no local de trabalho", explicou que estudos apontam que em cada cinco angolanos, quatro sofrem de alguma forma depressiva ou transtorno mental, em função de problemas sociais, laborais e familiares.

David Campos António, médico do  Hospital Provincial do Cuanza Norte “António Agostinho Neto,  informou que na província, os casos de depressão em funcionários de várias instituições tendem a aumentar.

De Janeiro a Outubro, indicou, foram registados, nesta unidade sanitária, 27 casos de depressão, mais 22 comparativamente a igual período de 2022, onde foram notificados cinco.

Apelou aos responsáveis das instituições a passarem a consultar os serviços de psicólogos para, regularmente, consultas de rotina aos funcionários, no sentido de se acautelar os casos depressivos.

David Campos António exortou igualmente a harmonia, empatia, solidariedade e inter-ajuda entre responsáveis, funcionários e colegas, para prevenir a depressão no local de trabalho.

Apontou os baixos salários, pressão social, sobrecarga de trabalho, abuso do álcool e drogas e os problemas familiares, como as principais causas da depressão que, muitas vezes, terminam em suicídios ou homicídios.

Durante a dissertação, David Campos António falou de vários transtornos da personalidade, com a dislexia, depressão psicótica, escrisofenia, síndrome de Burnout, entre outros.

A palestra foi promovida pelo Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA) no Cuanza Norte, em alusão ao 48º aniversário da instituição, a assinalar-se no dia 18 deste mês.

De acordo com a directora local da TPA, Juliana Jorge, a palestra visa chamar a atenção da sociedade sobre este mal que vem ganhando mais espaço, no quotidiano.

Para a directora, os jornalistas são profissionais susceptíveis de desenvolverem esta doença, pelo facto de no exercício das suas missões sofrerem muitas pressões. EFM/IMA/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

MAPTSS decreta tolerância de ponto no dia três de Março 

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 13h32

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+