Malanje- A província de Malanje registou nas últimas 24 horas o segundo caso positivo confirmado de cólera, no bairro Canâmbua, envolvendo um indivíduo de 40 anos de idade.
O paciente encontra-se sob cuidados médicos no Centro de Tratamento de Cólera no bairro Cahala epresenta um quadro clínico razoável, com dejecções frequentes.
A informação foi dada esta segunda-feira pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Ribeiro José, que disse tratar-se de um caso provavelmente não derivado de nenhuma das regiões afectadas do país, pelo que todos os procedimentos decorrem no sentido de se evitar a propagação da doença.
O paciente do primeiro caso, registado sábado (18) - um jovem de 38 anos de idade -, continua a receber assistência, com um quadro moderado e diarreia controlada, de acordo com o director.
Precisou que com vista a se evitar a propagação continuam a ser seguido os seus 15 contactos próximos e que já foi feita a profilaxia junto dos mesmos, através da desinfestação das respectivas residências, entre outras medidas.
Ainda no capítulo da prevenção, disse que os vizinhos da do doente foram aconselhados a cumprir com as medidas de prevenção contra a doença, que são essencialmente a lavagem regular das mãos com detergente, beber água tratada com lixívia ou fervida, bem como a realização da higiene colectiva e dos vasos sanitários e latrinas.
Ribeiro José reiterou a existência de uma Comissão Provincial de Prevenção da Cólera, que a par de técnicos de saúde, conta com 60 mobilizadores sociais voluntários da Cruz Vermelha de Angola (CVA) e 40 membros de Associações Juvenis de Malanje, envolvidos na sensibilização sobre os cuidados a ter com a doença, através de palestras nos mercados, igrejas, escolas e outros locais de afluência populacional.
A província de Malanje conta com um Centro de Reidratação Oral e Tratamento da Cólera (CTC), adaptado numa unidade sanitária no bairro Cahala, destinado a acudir e atender os casos positivos.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral ou pela ingestão de água ou alimentos não tratados, que se manifesta com vómitos e diarreia moderados ou graves, podendo causar morte do paciente em pouco tempo. NC/PBC