Luanda - O projecto de capacitação de especialistas em Medicina Odontológica, implementado há cinco anos nos países africanos, está avaliado em três milhões de dólares norte-americanos, numa iniciativa do "Somus Unidade", uma organização filantrópica internacional.
Segundo apurou-se, a iniciativa já formou mais de 100 especialistas em medicina Odontológica de 5 países africanos.
Em declarações à ANGOP, nesta terça-feira, a presidente do projecto, Andrea Aguiar, disse que a iniciativa visa emponderar os especialistas em medicina Odontológica nos países africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Por outro lado, referiu que Angola vai acolher nos dias 30 e 31 deste mês a primeira conferência internacional odontologica da CPLP, evento que vai contar com 500 especialistas da área da Medicina Odontológica dos países africanos de Língua Portuguesa.
Para a materialização da iniciativa no país, o premiado duas vezes como melhor dentista do Ano (ODA), em 2004 e 2014, doctor Cohlmia vai proferir a primeira conferência no dia 30 de Agosto (sexta-feira, às 8H00), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e a segunda conferência o dia 31 de Agosto (Sábado, às 13H00), no Hotel Continental.
A presença do Dr. Raimond Cohlmia em Angola resulta das duas teleconferências proferidas em Outubro do ano passado e em Maio deste ano para centenas de médicos-dentistas, pesquisadores e estudantes de Medicina, entre africanos, brasileiros e europeus.
Esse projecto acontece no âmbito
da formação periódica promovida pelo Projecto Somus Unidade, com a parceria da Liga Internacional de Pesquisa Médica Científica Elisa Gaspar, e apoiado pela Ordem dos Médicos de Angola.
Entre os temas que o CEO da ADA vai abordar, em Luanda, para mais de 500 pessoas, constam “Certificação e acreditação de materiais dentárias, utilizando laboratórios específicos como forma de oferecer saúde oral de qualidade para a população africana”.
Segundo Andrea Aguiar, a formação visa aplicar os critérios exigidos para pesquisadores, a sua credibilidade e como a ADA pode ser uma influência nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, tendo como lema "Medicina Dentária moderna e os desafios para o futuro”.
Sobre o prelector
CEO da American Dental Association (ADA)
A ADA-American Dental Association é a mais importante instituição mundial de medicina dentária, sediada no Estado de Chicago, nos Estados Unidos.
Raymond Cohlmia é o único dentista a receber duas vezes o prémio “Dentista de
Destaque do Ano”. É um renomado médico americano com vasta experiência no universo da Medicina Dentária, e vem pela primeira vez em África.
Tem mais de 26 anos de experiência profissional em consultório particular, agregando várias distinções de relevo internacional, quer no seio da classe dos dentistas a nível do mundo em instituições académicas científicas norte-americanas e não só.
O especialista tem larga experiencia para indicar os caminhos para obtenção de bolsas ou incentivos à pesquisa científica, quais as vias para legitimar as pesquisas científicas médicas a nível mundial, bem como orientar pesquisadores no sentido de adquirirem as melhores ferramentas para produção de textos científicos.
Actuou como Reitor Assistente de Atendimento ao Paciente e Director de Cuidados Abrangentes.
VS/MDS