Ondjiva- Oitocentos e 84 adolescentes e jovens de diferentes comunidades rurais da província do Cunene, participaram em 2024, de acções de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva, VIH-SIDA e planeamento familiar, no quadro do Programa Juventude Informada Responsável e Organizada (JIRO).
A informação foi prestada esta sexta-feira, pelo coordenador do programa no Cunene, Noé Cancande, afirmando que dos formandos 487 foram mulheres e 397 homens, com um incremento de 268 em relação ao ano de 2023.
Ao falar numa reunião de balanço, disse que as acções decorreram nas escolas, igrejas, mercados informais, com objectivo de fortalecer a educação sexual dos adolescentes e jovens, para que tenham a capacidade de decidir e terem maior controlo da sua vida de forma responsável.
Argumentou que o JIRO tem levando a consciencialização sobre várias acções que afectam a sociedade desde a saúde sexual reprodutiva, violência baseada no género, infecções transmissíveis sexualmente entre outras temáticas com impacto negativo nas comunidades.
Ressaltou as barreiras da desinformação, tabus culturais, desigualdade de género, acesso limitado à informação e serviços de qualidade, como práticas existentes nas comunidades.
Desta feita, salientou a necessidade da conjugação de esforços no sentido de trabalhar na transformação da mente para que o jovem possa decidir com consciência e respeito aos propósitos e limites da sexualidade de forma saudável e digna.
Noé Cancande apontou para o presente ano três pilares fundamentais: educação transformadora, baseado na promoção de um espaço de aprendizado, promoção do empoderamento e autonomia, assim como a construção de comunidades no sentido de fortalecer a colaboração entre as famílias e escolas.
O JIRO é um programa implementado pelo Ministério da Juventude e Desportos em parceria com os Ministérios da Saúde, Educação, Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social e da Acção Social Família e Promoção da Mulher, com apoio do Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA). FI/LHE/SEC