Mocâmedes - Um total de 74 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e de farmácia de instituições públicas e privadas concluíram, esta quinta-feira, uma acção formativa sobre gestão dos casos de HIV/Sida.
A acção formativa, que teve a duração de quatro dias, foi ministrada por oito especialistas e congregou também técnicos dos cinco municípios da província do Namibe, no âmbito das actividades do Dia Mundial de Luta contra a Sida.
No encerramento, o director do Gabinete Provincial de Saúde, Coríntios Miguel, fez saber que o seminário visou despertar a necessidade da observância da ética e deontologia profissional no atendimento ao doente seropositivo.
Lembrou que o conhecimento adquirido deve ser utilizado com base no humanismo e sigilo, de modo a conferir conforto aos utentes.
Os resultados esperados incluem a melhoria contínua da qualidade dos cuidados que se prestam às pessoas que vivem com o HIV na província e noutras regiões, disse.
Por seu lado, os profissionais capacitados comprometeram-se em unir esforços para que os serviços de saúde no Namibe sejam cada vez mais humanizados, para a satisfação dos utentes.
Valorizaram a acção formativa por trazer conhecimentos actualizados sobre a gestão do HIV nas unidades hospitalares. VR/FA/IZ