Zango – Profissionais de saúde das 18 províncias do país estão reunidos, desde hoje, quarta-feira, em Luanda, para abordar a problemática da humanização nos serviços, durante as Primeiras Jornadas Científicas de Enfermagem, organizadas pelo Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP).
O evento, a decorrer até sexta-feira, tem como objectivo promover a humanização dos serviços de saúde e está subdividido em três painéis, com realce para “Cuidados ao paciente crítico”, “Consequências da violação do código de ética e deontologia nos cuidados de enfermagem em pacientes infecciosos” e ”Assistência de enfermagem em pacientes com dreno torácico”.
De acordo com a directora de enfermagem do CETEP, Elizabeth Ebo, a reunião, para além de servir de troca de experiência entre profissionais de diversas unidades sanitárias, vai igualmente debruçar-se sobre a administração de medicamentos e os factores que contribuem para os erros na medicação.
A unidade sanitária tem capacidade para internamento de mil 500 pacientes. Actualmente estão internados 530 pacientes com diversas patologias, com realce para a tuberculose e outras doenças do foro respiratório.
Inaugurado a 11 de Novembro de 2021, o Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias(CETEP) tem por objectivo a recepção de doentes com casos complicados transferidos de outras unidades sanitárias do país. SM/DP/ART