Ondjiva – Trinta professores da 5ª e 6ª classe participam, desde terça-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, numa formação sobre saúde menstrual e educação sexual, no âmbito do Programa de Salvaguarda para Jovens - SYP.
A acção formativa, de quatro dias, visa promover a expansão de conhecimentos e competências em higiene menstrual para mitigar os riscos ligados à saúde sexual e reprodutiva.
Aborda temas como a educação sexual reprodutiva, higiene menstrual abrangente e a violência baseada no género.
Na ocasião, o director da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, disse que estão a capacitar os professores para lidar com os temas do ensino primário, sobretudo no ambiente escolar e extra-escolar.
“O objectivo é aumentar o conhecimento das meninas em idade precoce e o acesso sustentável aos kits de higiene para se protegerem dos riscos da contaminação do VIH/SIDA, e outras doenças”, salientou.
O Programa de Salvaguarda de Jovens, que abrange as províncias de Luanda, Huíla, Namibe, Cuando Cubango e Cunene, tem como meta atingir 60 mil, na vertente da formação e apoio. Está a ser implementado pelo Fundo para População das Nações Unidas (UNFPA), entre 2021 a 2026, e tem um financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos, avaliado em quatro milhões de dólares. PEM/LHE/OHA