Luanda - A primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, reiterou, nesta sexta-feira, o compromisso de tudo fazer para que as crianças em Angola nasçam livres do VIH.
Ana Dias Lourenço falava após testemunhar a assinatura do termo de cooperação entre o seu gabinete e a Unitel S.A, no âmbito da campanha "Nascer Livre para Brilhar".
O acordo de parceria com a Unitel visa a implementação do "Projecto Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar", no quadro dos eixos 3 e 4 do Plano Operacional para a Prevenção da Transmissão do VIH de Mãe para Filho 2019-2021, nas províncias de Luanda, Cunene e Moxico.
O objectivo específico é a redução, até 46 por cento, de novas infecções com VIH em crianças, até 2021.
O Projecto é uma extensão do Programa Saúde Móvel e prevê beneficiar 9 mil mulheres portadoras de VIH/SIDA e seus filhos.
Com base no acordo, a Unitel vai disponibilizar apoio financeiro e tecnológico, com a implementação da plataforma de resposta de Voz Interactiva (IVR), para o registo das portadoras de VIH/SIDA pelos técnicos nas unidades sanitárias identificadas pela campanha "Nascer Livre para Brilhar".
A operadora de telefonia móvel compromete-se, igualmente, a enviar mensagens de voz automáticas pré-definidas a cada portadora de VIH/SIDA que aderir ao programa, sobre consultas, tratamentos e aconselhamentos nos idiomas em português, kwanhama e chokwe.
Contempla também auxílio na supervisão, avaliação e formação contínua dos técnicos de saúde sobre o processo de registo das portadoras de VIH/SIDA por um período de 12 meses.
A Unitel desenvolve, em parceria com a People In Need, o programa “Saúde Móvel” desde 2017, com a finalidade de reduzir a taxa de mortalidade infantil e diminuir o número de partos fora dos hospitais e centros médicos.
O outro objectivo é influenciar o comportamento das mães no cumprimento do calendário de vacinação das crianças e incentivar a amamentação exclusiva e a alimentação saudável, bem como a higiene da mãe e da criança.
A campanha "Nascer Livre para Brilhar" foi lançada no país em 2018 pela primeira-dama de Angola e visa eliminar a transmissão do VIH/SIDA de mães para filhos.
"Nascer Livre para Brilhar" enquadra-se num programa continental materializado pela Organização das primeiras-damas de África (OAFLA), fundada em 2002, durante a 29.ª Assembleia Geral da União Africana.