Saurimo – A primeira-dama da República, Ana Dias de Lourenço, entregou, esta sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), 12 máquinas de diagnóstico precoce de VIH/Sida à crianças e mulheres grávidas, para as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Sul e Lunda Norte.
O equipamento, denominado “M.PIMA”, serve para a realização de testes, monitoria da carga viral e diagnóstico precoce e vai beneficiar as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Sul e Lunda Norte.
A cerimónia antecedeu o encerramento da formação de técnicos de saúde das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Cuando Cubango, em técnicas de manuseio e tratamento de pessoas padecendo com a doença, que decorreu no hospital geral, numa promoção do Instituto Nacional de Luta contra a Sida.
Na ocasião, Ana Dias de Lourenço considerou a formação oportuna, por conferir maior responsabilidade aos técnicos de saúde, de forma a corresponder às expectativas de acompanhamento integral de pessoas portadoras da doença, para reduzir de 26 para 14 porcento a taxa de transmissão, no final da campanha “Nascer Livre para Brilhar”.
Sublinhou que a campanha visa eliminar a transmissão do VIH/Sida de mãe para filho e espera, com a entrada em acção do equipamento, ajudar as unidades sanitárias a evitarem mortes, bem como melhorar o sistema de testagem na região Leste, para se atingir a taxa zero da doença até 2030.
Por seu turno, a representante do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Bárbara Pocongo, afirmou que o equipamento permitirá o acesso rápido e seguro aos exames que avaliam a eficácia da terapia anti-retroviral, em localidades das províncias beneficiárias.