Menongue – O coordenador da equipa multissectorial do Ministério da Saúde, Ladislau Guilherme, apelou, nesta quarta-feira, à necessidade da população do Cuando Cubango redobrar acções preventivas contra a cólera, em função do surto que se regista na Zâmbia, país fronteiriça na faixa leste com o município do Rivungo.
Além da Zâmbia, o Congo Democrático é outro país que enfrenta a mesma situação.
O responsável, que reuniu-se com autoridades tradicionais, religiosas e responsáveis das comissões de moradores e associações juvenis desta província, aconselhou a se evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, bem como produtos alimentícios cujas condições de higiene, de preparo e de acondicionamento apresentam precariedade.
Realçou que essas informações devem merecer maior divulgação junto das comunidades.
Segundo o coordenador, as autoridades tradicionais, membros do conselho de moradores e da juventude e as entidades religiosas devem transmitir à população, nas zonas de residência e não só, sobre a preocupante realidade que os cidadãos dos países assolados estão a enfrentar, sobretudo por causa dos altos índices de contágio e morte por esta doença.
Por seu turno, o director do gabinete provincial da saúde, João Chinhinga Solochi, disse ser necessário que se redobra as acções de melhoria do saneamento básico, através de recolha de lixo e evitar águas paradas, a par do tratamento de água com lixívia, sobretudo a retirada das cacimbas.
João Chihinga sublinhou que a prevenção constitui a melhor via junto das comunidades, tendo anunciado, na ocasião, a criação de comissões técnica de saúde provincial e municipais, bem como a construção de hospitais de campanha, para contrapor supostos casos de surto de cólera, caso venham a ser identificados no Cuando Cubango.
No encontro, os presentes solicitaram da administração municipal de Menongue a melhoria no processo de recolha de lixo na sede capital do Cuando Cubango e seus bairros periféricos, através de empresas contratadas para o efeito, bem como dar solução aos bairros da zona leste da urbe.
Já o administrador municipal exercício de Menongue, Simão Pedro Chinhinga, ressaltou a importância do encontro, para quem todas as medidas preventivas serão tidas em conta, tendo, no entanto, solicitado aos presentes maior colaboração para que haja êxito em todo processo que concorre para o combate a possível surto da cólera localmente. ITH/ALK/FF/PLB