Ondjiva - Consultas gratuitas de maxilo-facial, medicina interna, pediatria, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia e ortopedia, estão a ser prestadas, desde sexta-feira, na comuna da Môngua, província do Cunene.
As consultas enquadram-se na 4ª edição da feira da saúde, promovida pela empresa de Telecomunicações UNITEL, em parceria com o gabinete provincial da Saúde, com vista a aproximar estes serviços e minimizar as necessidades das populações da zona rural.
A feira com o envolvimento de 50 profissionais, desde médicos e enfermeiros, prevê atender mais de mil pessoas, em dois dias.
Na ocasião, o chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo a Endemias no Cunene, Félix Satyhamba, disse que no quadro da sua acção social, esta é a terceira vez que a UNITEL promove esta actividade na região.
Informou que o objectivo é aproximar os vários serviços junto das comunidades, com ênfase para análises clínicas, testes de VIH/Sida, rastreio da lepra, hipertensão, diabetes e o complemento do calendário de vacinação para crianças.
Félix Satyhamba incentivou a população no sentido de aderirem às consultas disponibilizadas.
Por seu turno, o administrador da comuna da Môngua, Rosário Ndulipofina, enalteceu a iniciativa da UNITEL, por trazer estes serviços na circunscrição, para uma assistência médica e medicamentosa de qualidade aos doentes.
A UNITEL no Cunene já realizou duas edições da feira da saúde, concretamente em 2016 e 2023. PEM/LHE/OHA