Malanje- Pelo menos 90 pessoas com albinismo beneficiaram, quarta-feira, nesta cidade, de consultas e assistência médica gratuita de dermatologia, oftalmologia, clínica-geral e psicologia, no Hospital Regional de Malanje.
Promovida pela Fundação Brilhante, a campanha visou diagnosticar precocemente os casos de cancro da pele e outras doenças e garantir o seguimento médico a estes pacientes.
O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, enalteceu a inciciativa, uma vez que vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com albinismo.
Realçou que o Governo Provincial de Malanje tem levado a cabo, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDCLP), um plano de apoio e assistência médica às pessoas com albinismo.
Para o Director -Geral da Fundação Brilhante, Bruno dos Santos, o albino é uma pessoa normal e não deve ser excluído do seio familiar e da sociedade.
Disse que a fundação tem estado a trabalhar para a sua inclusão social.
O Governo Provincial de Malanje controla actualmente cerca de 190 pessoas com este gene, sendo que o município sede conta com mais de 70 albinso, dos quais têm sido contemplados regularmente com kits de produtos para hidratação e protecção da pele.PBC