Luena – O serviço de pediatria do Hospital Geral do Moxico tem mais de 100 pacientes internados, número acima da sua capacidade (60), e está sem espaço para atender a elevada procura, informou, esta segunda-feira, o director geral dessa unidade, Zadoque Miza.
Em declarações à imprensa, no quadro de uma visita de inspecção das unidades sanitárias, realizada pelo governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, o responsável disse que vários doentes partilham a mesma cama, provocando sérios constrangimentos na assistência médica e medicamentosa dos petizes.
Afirmou que para reduzir a demanda a alternativa tem passado pela transferência de doentes para os centros de saúde da periferia, face à incapacidade da unidade.
“É uma luta que temos tido, para garantir uma transferência com segurança”, disse.
Relativamente a este problema, o governador provincial, Ernesto Muangala, disse que poderá ser ultrapassada com a inauguração, no primeiro trimestre do corrente ano, do Centro Materno Infantil, que está ser ampliado e apetrechado no casco urbano do Luena.
O Centro Materno Infantil, que funcionará na estrutura da antiga maternidade provincial, foi requalificado, aguardando apenas por apetrechamento.
“ Esta unidade vai descongestionar o serviço de pediatria do Hospital Geral do Moxico”, disse.
O governante reiterou, igualmente, o início das obras de construção do Hospital Geral e Cazombo, ao longo do corrente ano. TC/YD