Luanda – A coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação da província de Luanda, Felismina Neto, anunciou, esta quinta-feira que a sua direcção vai alargar os locais de vacinação antí-rábica para desafogar as ocorrências verificadas nos centros de vacinação.
A informação foi avançada à imprensa durante a primeira fase da formação dirigida aos directores clínicos dos diferentes níveis dos hospitais, médicos veterinários, bombeiros e serviços comunitários.
Descentralizar os postos de vacinação com destaque para as zonas mais recônditas, consta como um dos focos da formação realçou Felismina Neto, que exorta as famílias a procurar os postos e hospitais em casos de mordeduras animais .
A acção formativa integrada, que decorre até 30 deste mês em Luanda, visa uniformizar o atendimento dos casos de mordeduras, modo de tratamento, administração do soro humano, bem como direccionar os profissionais da área ao manejo da vacinação antí-rábica.
“De acordo com a directora, participam da primeira fase de formação, os directores clínicos de hospitais dos diferentes níveis ( primário, secundário e terciários), directores municipais e distritais, chefes de saúde pública, supervisores do PAV, de mobilização e vigilância Epidemiologia de Luanda.
Felismina Neto anunciou também a capacitação, nesta primeira fase, de médicos veterinários, bombeiros e serviços comunitários.
Realçou que esta formação será ministrada em três etapas e com várias individualidades do país, entre as quais líderes comunitários, religiosos, de ONGs, entre outros.
Satisfeito com a formação, Augusto Manuel, director clínico do Hospital-Geral de Cacuaco, Heróis do Kifangondo, valorizou a iniciativa por ajudar a uniformizar e criar critérios únicos e padronizados.
Para a médica de Medicina Interna do Hospital de Viana, Emílio de Carvalho Mariana Farinha, esta formação vai ajudar na interacção com as famílias.
O director pedagógico do Hospital Geral de Luanda, José Janota, disse que o acto permitiu fazer refrescamento do Programa Nacional de vacina e absorver novas técnicas da vacina antí-rábica. MEL/SEC