Cuito - As parteiras tradicionais do município do Cuito, província do Bié, solicitaram hoje, nesta cidade, mais apoio do Governo local, incluindo subsídios, devido aos trabalhos que têm estado a desempenhar nas zonas rurais.
Segundo a responsável das parteiras tradicionais do Cuito, Metuliana Henda, que falava no acto das comemorações do 5 de Maio, consagrado como Dia da Parteira Tradicional, tais apoios devem cingir-se no fortalecimento de mais kits profissionais, formação e salários, como forma de as estimular a prosseguir com esta actividade.
Por sua vez, o administrador em exercício do Cuito, Rui Kusseteca, reconheceu o empenho que essas mulheres têm vindo a fazer e reiterou o apoio do Governo, sobretudo no reforço de kits profissionais.
Outrossim, assegurou a realização permanente de acções de formação, com vista a aumentar os conhecimentos e reduzir as mortes materno-infantil nas zonas rurais.
Durante as celebrações, em que participaram perto de 200 parteiras controladas pela Acção Social do Cuito, foi ainda abordado o tema "Saúde Reprodutiva", que visou promover a cultura de mais salvamento de vidas nas comunidades, na promoção da saúde e responsabilidade do registo de nascimento dos menores.
As parteiras beneficiaram ainda de alguns kits profissionais diversos.
O Governo da província do Bié, através da Acção Social, Família e Igualdade do Género desta região, procedeu, nos últimos anos, à entrega de mais de 37 mil kits profissionais diversos a vários estratos de mulheres, incluindo a franja das parteiras tradicionais.