Cacuaco - Dois centros com capacidade de cento e 50 camas serão montados nos bairros do Belo Monte e do Paraíso, no município de Cacuaco, no âmbito do combate ao surto de cólera, na província de Luanda.
Os respectivos centros de apoio ao combate à cólera, contemplará o Belo Monte com 50 camas e o Paraíso com 100, pelo facto de serem as zonas mais afectadas com a doença.
Para além da montagem destes centros de campanha, o Ministério da Saúde vai também montar postos de reidratação oral, para funcionar 24 horas dia, no campo do Petro, situado no bairro Paraíso.
Em declarações à imprensa, no final de mais uma visita inspectiva para avaliar a situação da cólera no município de Cacuaco, a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, disse que esta medida serve para evitar que a população percorra longas distâncias a procura de tratamento, até mesmo nos casos considerados moderados, o que pode travar mortes entre os moradores.
A governante afirmou que o bairro do Paraíso já registou “cem casos positivos de cólera”, sendo o epicentro da doença, desde a confirmação de casos positivos no município de Cacuaco, região norte da província de Luanda.
Silvia Lutucuta realçou que foram identificados reservatórios de água subterrânea próximos das latrinas, por este motivo, como solução, serão colocados tanques plásticos a superfície com o intuito de que a população passe a fazer o abastecimento de água potável e restrinjindo o acesso deste líquido de outras fontes não tratadas.
Consta também das intenções do MINSA a montagem no bairro Paraíso, de um posto de desinfestação da água.
Com o posto de tratamento do Belo Monte, reforça-se, assim, a capacidade dos centros do Hospital Municipal de Cacuaco, numa altura em que foram entregues quatro ambulâncias do INEMA, para atender as situações urgentes no município.
Durante a visita, a ministra sensibilizou os munícipes sobre como previnir e os passos a seguir caso se tenha sintomas da cólera.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 54 casos de cólera. sendo, 52 no município do Cacuaco e 1 em Viana, província de Luanda e 1 caso no município do Dande, na província do Bengo. Com estes dados aumenta para 224 casos e 18 óbitos. COF/DJ/SEC