Luanda - Angola conta actualmente com duas mil e 20 unidades sanitárias que oferecem a vacinação de rotina, visando aumentar a oferta de serviços e alcançar grandes níveis de cobertura vacinal.
A informação foi avançada pela coordenadora nacional do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Alda de Sousa, em declarações à RNA, explicando a rede de postos de vacinação passou de 403 em 2020, para 1.617 em 2023.
Para se conseguir alcançar o aumento da cobertura vacinal acima de 80 por cento, e 95 por cento para a vacina de sarampo, foi criado um plano para alcançar as crianças que nunca tiveram acesso à vacinação, sem contudo adiantar detalhes.
Fez saber, que os resultados são animadores, permitindo que o número de crianças não vacinadas caísse de mais de 410 mil em 2022, para 302 mil em 2023.
“Temos outras estratégias de vacinação, que é a oferta dos serviços com equipas móveis e avançadas, por isso trabalhamos com as entidades tradicionais, para nos ajudar a localizá-los e vacinarmos as crianças o mais cedo possível", frisou. EVC/PA