Ondjiva - Pacientes da província do Cunene beneficiam desde esta quarta-feira, de consultas e cirurgias gratuitas, no âmbito da campanha “Facilita minha Vida”, com objectivo de diagnosticar e tratar as várias lesões faciais causadas por malformações congénitas ou acidentes.
A acção promovida pelo hospital Josina Machel vai decorrer durante cinco dias no hospital Geral do Cunene "General Simione Mocune", e está ser assegurado por 14 profissionais vindos de Luanda, dos quais sete da área cirúrgica e sete anestesistas, assim como um especialista local, com apoio de uma equipa de enfermagem.
Em declarações à ANGOP, o coordenador da equipa médica, Agnelo Lucamba fez saber que a campanha visa levar os serviços de saúde mais próximos dos cidadãos, principalmente, nas consultas de especialidades como é o caso da maxilo-facial.
O especialista em cirurgia maxilo-facial informou que a acção é totalmente gratuita, e vai atender todos pacientes (crianças e adultos) com patologias como fenda labial (lábio leporino), palatina (fenda do palato ou céu da boca), lesões na face, mandíbula, pescoço e boca.
Durante a campanha, avançou, não haverá limite de idades e serão atendidos desde os recém-nascidos com má-formação congénita até os adultos.
Explicou que, neste período de consultas, os pacientes com lesões ou traumas pequenos vão ser operados, pelo facto do processo cirúrgico não ser tão invasivo.
Os pacientes que precisarem de mais cuidados ou cirurgias mais complexas, serão encaminhados para as áreas especializadas, a fim de serem cadastrados, devidamente acompanhados e, depois operados.
“As consultas, exames e cirurgias serão de forma gratuita, pelo que apelamos à adesão massiva de todos, sendo esta uma oportunidade para facilitar a vida dos cidadãos, evitando que se desloquem a outras províncias e na República da Namíbia, para atendimento específico com custos adicionais", frisou.
A campanha aberta em Julho em Luanda, será extensiva ao Cunene, Moxico, Huambo, Benguela, Huíla e Uíge devido à carência de especialistas na área a nível nacional.
Fez saber que no primeiro dia, 20 pacientes foram submetidos ao processo de triagem, consultas, dentre os quais alguns seleccionados para o processo cirúrgico que inicia quarta-feira. FI/LHE/PA