Luena - Mais de quinze pessoas, entre crianças e adultos, que padecem de deformações faciais, iniciam, esta terça-feira, no Luena, a ser submetidas à cirurgia gratuitas de maxilo-facial no Hospital Geral do Moxico (HGM), soube a ANGOP.
A referida campanha cirúrgica, do fórum bucal e facial, consubstanciada na operação das fissuras labiais (lábios leoporinos e fendas palatinas), assim como a remoção de tumores, será assegurada por 14 especialistas, numa iniciativa do Ministério da Saúde (MINSA).
Segundo o cirurgião maxilo-facial Vitorino Jamba, as pessoas inscritas para a referida campanha serão submetidas a avaliação médica e exames laboratoriais, com vista a se comprovar a compatibilidade da patologia, antes do início da cirurgia.
Esta iniciativa do Ministério da Saúde, em parceira com o Hospital Josina Machel, vai atender, numa primeira fase, pacientes com lesões e deformidades na face, boca e pescoço em cinco províncias do país, nomeadamente Benguela, Uíge, Huambo, Cunene e Moxico, tendo iniciado em Luanda.
Recordar que se trata da segunda campanha deste tipo de cirurgia, num intervalo de nove meses, após 24 crianças e adultos com malformação congénita de lábio leporino e fenda palatina serem, igualmente, submetidos a sessões de cirurgias, em 2023, naquela unidade sanitária. ISAU/TC/YD